Grupos goianos participam do maior festival de artes cênicas do mundo

Grupos goianos participam do maior festival de artes cênicas do mundo
Com apoio do Governo de Goiás, Grupo Zabriskie, Cia. Ateliê do Gesto e Berta Lúcia Campos participam do maior festival de artes cênicas do mundo (Fotos: Lu Barcelos/ Secult-GO)

O Governo de Goiás vai levar três companhias goianas para se apresentar no 79ª Festival OFF de Avignon, o maior festival de artes cênicas do mundo, que será realizado de 5 a 26 de julho, na cidade de Avignon, no Sul da França.

Os grupos foram selecionados pelo Edital Goiás Mundo Afora da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com o objetivo de promover a participação dos artistas, divulgar a cultura goiana no exterior e também fazer com que os grupos comercializem seu trabalho.

Irão participar do festival o Grupo Zabriskie, a Cia. Ateliê do Gesto e a produtora Berta Lúcia Campos.

“A participação goiana é fruto de uma política pública consistente, que visa não apenas a visibilidade, mas também a profissionalização, a circulação e a comercialização dos espetáculos”, explica a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.

Este é o segundo ano que o Governo de Goiás leva artistas para o festival. Em 2022, três grupos goianos também participaram do evento por meio de editais do Fundo de Arte e Cultura (FAC) da Secult-GO.

“Temos orgulho de termos sido pioneiros entre os estados brasileiros a fomentar de forma estruturada a participação de grupos no Festival Off de Avignon”, destaca a secretária.

Grupos goianos participam do maior festival de artes cênicas do mundo
Brasil é convidado de honra do Festival Off de Avignon (Fotos: Lu Barcelos/Secult-GO)

Em 2025, o Brasil é o país convidado de honra do Festival Off de Avignon. Além da presença dos goianos, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) vai levar grupos nacionais para se apresentarem e uma comitiva de 10 jovens artistas brasileiros para participar dos Encontros Mundiais de Jovens Profissionais das Artes Performativas (WYPPAM) que ocorre durante o evento.

Conexões

Além da apresentação dos grupos brasileiros, a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, e o gerente de Editais de Arte e Cultura da Secult, Sacha Witkowski, participam de mesas de debates e conferências durante o festival sobre o intercâmbio cultural com a França e a política de fomento do Governo de Goiás.

“Vamos apresentar os instrumentos de fomento que estruturamos em Goiás para impulsionar a internacionalização da produção artística, promover intercâmbios e consolidar parcerias institucionais”, adianta Yara Nunes.

Visibilidade internacional

Nascido em Jaraguá e radicado na França há mais de 30 anos, o diretor e produtor goiano Antonio Interlandi participará do Festival em uma produção de Berta Lúcia Campos, que leva ao palco a colaboração entre Brasil e França.

“Este trabalho teve como meta inserir um artista francês junto à equipe goiana, composta pelo pianista Diones Correntino e por mim. Trata-se de um espetáculo de teatro musical que conta lembranças minhas da infância e trechos da história do nosso país”, relata.

Para Alexandre Augusto da Silva, do Grupo Zabriskie, a participação em Avignon abre caminhos múltiplos, tanto pelo ganho em visibilidade e circulação, quanto pelo contato com outras companhias e estéticas.

“Para nós, é também uma forma de revalidar a importância da cultura como linguagem política e poética — e de mostrar que o teatro de grupo, vindo do Centro-Oeste brasileiro, pode ocupar espaços internacionais com força e pertinência”, destaca.

O Ateliê do Gesto também está em um momento de preparação árdua, conforme relatam Daniel Calvet e João Paulo Gross, diretores artísticos da companhia.

“Além dos ajustes técnicos e logísticos, estamos revisitando o espetáculo em seus aspectos cênicos e dramatúrgicos, garantindo que ele se comunique com o público francês sem perder a sua essência”.

Relevância mundial

O Festival OFF de Avignon é um evento internacional de artes cênicas que funciona em paralelo ao Festival de Avignon. Criado em 1966, o evento expandiu-se progressivamente, tornando-se um dos maiores festivais do mundo e a principal referência no panorama teatral francês e internacional.

O evento é uma verdadeira vitrine que permite a apresentação e a venda de espetáculos para teatros de toda a França. Além disso, programadores franceses e de outros países estarão presentes para conhecer e convidar os artistas que irão compor as grades de suas programações nos anos seguintes. O objetivo é escolher, entre as diversas peças apresentadas, a programação anual de seus teatros. No OFF de Avignon, ocorrem intercâmbios, vendas, contatos, informações e coproduções.

Saiba mais

Cine Teatro São Joaquim abre programação de julho com cinema nacional

Martim Cererê sedia 2ª edição do maior festival de rap feminino do Centro-Oeste