Pelo décimo ano consecutivo, a Tenda da Saúde integra a programação do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) 2026, na cidade de Goiás.
Consolidado como um dos espaços mais tradicionais do evento, o projeto reúne ações educativas, oficinas práticas e atividades voltadas à promoção da saúde e à preservação ambiental, fortalecendo o diálogo entre bem-estar, sustentabilidade e cidadania.
Realizada de terça a sexta-feira, a iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Goiás e busca aproximar a população de práticas sustentáveis que podem ser incorporadas ao cotidiano, contribuindo para a prevenção de doenças e para a melhoria da qualidade de vida.
De acordo com Aline Cristine Campos Tuber, integrante da diretoria do Centro de Especialidades do município, a proposta da tenda é mostrar como pequenas atitudes podem gerar impactos positivos tanto para a saúde quanto para o meio ambiente.
“Todos os anos buscamos trazer atividades que unam saúde e meio ambiente, mostrando o que podemos fazer para prevenir doenças e, ao mesmo tempo, cuidar da natureza”.
“A ideia é que as pessoas participem das oficinas, aprendam e consigam reproduzir essas práticas em casa”, explica.
Tenda da Saúde
Entre as atividades desenvolvidas nesta edição estiveram:
- oficinas de produção de xarope fitoterápico,
- balas de gengibre para aliviar a tosse,
- sal de ervas e outras receitas naturais elaboradas a partir de ingredientes acessíveis.
Espaço dedicado às crianças
As crianças também tiveram espaço garantido na programação.
Com a participação de escolas visitantes, a Tenda da Saúde promoveu oficinas de confecção de brinquedos recicláveis, incentivando a reutilização de materiais que normalmente seriam descartados.
A programação contou ainda com:
- ações de prevenção em saúde bucal conduzidas por profissionais da odontologia,
- palestras sobre saúde mental ministradas pelo psiquiatra Dr. Mauro
- sessões de auriculoterapia oferecidas ao público ao longo dos quatro dias de atividades.
Parceria com SES-GO
Outra iniciativa de destaque foi a presença da Unidade Móvel de Vacinação, em parceria com o Governo de Goiás, que disponibilizou imunizantes à população durante todo o período de funcionamento da tenda.
Tradicional na programação do Fica, a Tenda da Saúde reforça, a cada edição, a importância da educação em saúde como ferramenta de transformação social, demonstrando que o cuidado com as pessoas e com o meio ambiente caminham lado a lado.
Sobre o festival
O Fica realiza neste ano sua maior edição de todos os tempos em ações formativas, reunindo mais de 100 atividades entre mostras competitivas, debates, oficinas, exposições, atrações culturais e ações de educação ambiental.
O festival amplia sua programação, fortalecendo parcerias institucionais e reafirmando seu papel como referência internacional na promoção da sustentabilidade, da formação cidadã e do diálogo entre cultura, ciência e meio ambiente.
O festival é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação RTVE, e colaboração estratégica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Saneago.
O evento conta ainda com a cooperação da Unesco, por meio de sua Cátedra Saberes Patrimoniais, Biodiversidade e Cidadania; Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI); Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), por meio do Museu dos Povos Indígenas; e MapBiomas.
Também são parceiros as secretarias de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), da Saúde (SES), de Esporte e Lazer (Seel), da Educação (Seduc), da Economia, de Desenvolvimento Social (Seds) e da Retomada.
Integram ainda a realização o Goiás Social, Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, a Polícia Militar de Goiás, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Senac Goiás, Prefeitura de Goiás, Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan), e Festival Lanterna Mágica.