Recicla Goiás amplia conscientização ambiental e fortalece coleta seletiva no Fica 2026

Recicla Goiás amplia conscientização ambiental e fortalece coleta seletiva no Fica 2026 - catadores recolhendo material reciclável durante realização do Fica 2026
Parceria entre festival e cooperativa de catadores promove educação ambiental, geração de renda e destinação adequada de resíduos em uma das principais ações de sustentabilidade da programação (Foto: Secult-GO)

A sustentabilidade está presente em diferentes frentes da programação do Fica 2026. Entre elas, destaca-se o trabalho desenvolvido pelo Recicla Goiás, iniciativa que atuou na cidade de Goiás promovendo a coleta seletiva, a reciclagem, a compostagem e a conscientização ambiental junto à população.

Durante o festival, o projeto realizou ações educativas, oficinas e atividades de sensibilização que reforçaram a importância da destinação correta dos resíduos e da preservação ambiental.

Criado em 2019, o Coletivo Recicla Goiás surgiu da mobilização de representantes de instituições como a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e membros da comunidade local.

O objetivo inicial era apoiar a organização dos catadores de materiais recicláveis e fomentar a implantação da coleta seletiva em um município reconhecido como Patrimônio Histórico Mundial pela Unesco, mas que ainda não contava com esse serviço estruturado.

Recicla Goiás

Segundo a coordenadora do projeto, a professora da UEG Jaqueline Talga, o trabalho desenvolvido pelo coletivo foi decisivo para a criação da cooperativa de catadores e para a implantação da coleta seletiva na cidade, iniciada em 2020.

Desde então, as ações vêm fortalecendo a cadeia da reciclagem e ampliando o alcance da educação ambiental no município.

“O Fica é um festival de cinema ambiental e tem tudo a ver com o que nós fazemos no Recicla Goiás. Trabalhamos com reciclagem, compostagem e conscientização para que crianças e adultos façam a destinação correta dos resíduos”.

“O festival é uma oportunidade importante para ampliar esse diálogo com a população”, destaca.

Há três anos, o Fica passou a contratar a cooperativa de catadores para realizar a coleta seletiva durante o evento.

A parceria garante a destinação adequada de parte dos resíduos gerados pelo festival e contribui diretamente para a geração de trabalho e renda dos profissionais envolvidos.

Consciência que “Fica”

O desafio é proporcional ao tamanho do evento. Durante o período do festival, a população da cidade de Goiás praticamente dobra com a chegada de visitantes, aumentando significativamente a quantidade de resíduos produzidos.

Mesmo assim, a parceria tem apresentado avanços importantes na conscientização ambiental e na destinação adequada dos materiais recicláveis.

Além da coleta seletiva realizada durante o evento, os recursos gerados pela parceria ajudam a manter ações permanentes desenvolvidas ao longo do ano.

Entre elas estão atividades educativas em escolas e projetos voltados à conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos.

Oficinas

Neste ano, as ações do Recicla Goiás contaram com a participação de acadêmicos do curso de Pedagogia da UFG, que desenvolveram oficinas lúdicas voltadas para a educação ambiental.

Entre as atividades está um jogo da memória produzido com materiais recicláveis, além de oficinas de pintura e reaproveitamento de resíduos.

A programação também incluiu recursos de acessibilidade, com a participação de estudantes surdos e intérpretes de Libras.

“A educação ambiental é um trabalho contínuo. Não basta existir a coleta seletiva. É preciso que as pessoas compreendam a importância de separar corretamente os resíduos dentro de casa”.

“É um trabalho diário, construído aos poucos”, afirma Jaqueline.

Entre os participantes das oficinas estava Miguel Mineiro, de 8 anos, aluno do 2º ano da Escola Bem Me Quer. O estudante contou que já pratica a separação de resíduos em casa e faz questão de descartar corretamente materiais recicláveis, como latinhas de alumínio.

Durante a atividade, Miguel colocou a criatividade em prática com a pintura de materiais reaproveitados e demonstrou entusiasmo com a proposta.

“Eu amo reciclagem e adoro pintar”, afirmou.

Para ele, a experiência mostra como objetos que seriam descartados podem ganhar novos usos por meio da criatividade e da arte.

As ações do Recicla Goiás reforçam a proposta do Fica de promover a reflexão sobre sustentabilidade não apenas por meio do cinema, mas também por iniciativas práticas capazes de transformar hábitos e fortalecer a consciência ambiental da população.

Últimas notícias