Agrodefesa leva orientações sanitárias à 78ª Exposição Agropecuária

Agrodefesa promove ações de educação sanitária na 78ª Exposição Agropecuária de Goiás
Ao lado de outras pastas do Governo de Goiás, Agrodefesa vai ocupar estande institucional, oferecendo informações e orientações ao público, por meio de educação sanitária, sobre temas ligados à sanidade animal, vegetal, inspeção de produtos de origem animal e fiscalização agropecuária (Foto: Wesley Costa)

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) estará presente na 78ª Exposição Agropecuária de Goiás, que será realizada de 15 a 25 de maio, no Parque de Exposição Agropecuária Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Ao lado de outras pastas do Governo de Goiás, como Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás), a Agrodefesa vai ocupar um estande institucional, oferecendo informações e orientações ao público, por meio de educação sanitária, sobre temas ligados à sanidade animal, vegetal, inspeção de produtos de origem animal e fiscalização agropecuária.

Entre os destaques está a divulgação da campanha de vacinação contra a raiva dos herbívoros, que segue até o dia 15 de junho nos 119 municípios considerados de alto risco. Nesta etapa, devem ser vacinados bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos de todas as idades.

A Agência também vai reforçar a importância da declaração obrigatória de rebanho, que segue até 30 de junho e deve ser feita exclusivamente pelo sistema Sidago, com login do produtor rural. Outro eixo do trabalho será a conscientização sobre a comercialização regular de mudas, sementes e plantas ornamentais.

Fiscais estaduais agropecuários da Agrodefesa estarão no estande para explicar ao público os riscos da introdução de pragas exóticas no Estado e as exigências legais para a venda desses materiais, que só pode ser feita por produtores ou comerciantes cadastrados no Renasem, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

“O nosso papel é informar e orientar, de forma clara e acessível, produtores, gestores municipais, empreendedores e a população sobre como contribuir para uma agropecuária mais segura e saudável. A Exposição é uma excelente vitrine para isso”, afirma o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

Incentivo à inspeção e à formalização da produção familiar

A Agrodefesa também levará à feira uma amostra da produção goiana que já atua com o Selo Arte e o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), por meio da exposição e comercialização de produtos certificados oriundos da agricultura familiar e de agroindústrias artesanais.

A ideia é valorizar esses produtos e incentivar a implantação de serviços de inspeção nos municípios goianos.

“A participação da Agrodefesa na pecuária é uma oportunidade de fortalecer a conscientização sobre a importância da inspeção, seja municipal, estadual ou federal. Produtos inspecionados garantem mais segurança para o consumidor, valorizam o trabalho do produtor e fortalecem a economia local”, ressalta Paulo Viana, gerente de Inspeção da Agência.

Como parte dessa mobilização, a Agência participa, no dia 21 de maio, da Caravana do SIM, com palestras, rodas de conversa e apresentação de experiências bem-sucedidas na implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) em Goiás. A programação será realizada em parceria com instituições como Seapa, Mapa, Sebrae, Senar, Senai, Emater e Sistema OCB/GO.

Para a gerente de Educação Sanitária da Agrodefesa, Telma Gonzaga, o foco é fomentar a formalização da produção, especialmente nos municípios que ainda não implantaram o SIM.

“É preciso avançar na adoção de políticas públicas que garantam a legalização e a qualidade dos produtos de origem animal. Quando o município implementa o SIM, ele amplia o acesso ao mercado, gera mais renda e contribui com a saúde pública e a economia regional”, afirma.

Durante toda a Exposição, técnicos e fiscais da Agrodefesa estarão à disposição para orientar o público, tirar dúvidas e distribuir materiais educativos. A ação integra ações de educação sanitária da Agência, que busca aproximar a população da defesa agropecuária, promovendo conhecimento, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável.

A Exposição Agropecuária de Goiás deve atrair mais de 500 mil visitantes ao longo de 11 dias de programação. A entrada é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, e a realização é da Sociedade Goiana de Agricultura e Pecuária (SGPA).

Saiba mais

Agrodefesa monitora mosca-branca e viroses do feijoeiro

Agrodefesa alerta produtores para risco de raiva dos herbívoros

Agrodefesa assegura qualidade fitossanitária das frutas goianas para exportação