Saúde apoia ampliação do Consórcio Intermunicipal do Samu

Saúde apoia municípios na ampliação do Consórcio Intermunicipal do Samu
Estruturação do consórcio foi debatida durante reunião da SES com gestores dos 60 municípios da Macrorregião Centro-Norte, nesta quinta-feira (22/05) (Foto: Marco Monteiro)

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) deu mais um passo importante para organizar a Rede de Urgência e Emergência (RUE) no Estado. Na manhã desta quinta-feira (22/05), foi realizada, na sede da Escola de Saúde de Goiás, uma reunião com os gestores dos 60 municípios para debater a ampliação do Consórcio Intermunicipal para o Gerenciamento do Samu 192 na Macrorregião Centro-Norte (Cisceno).

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos, destacou que a estruturação do Cisceno visa garantir o pleno funcionamento do Samu a partir da cooperação mútua entre os municípios que compõem a Macrorregião Centro-Norte.

Essa estratégia, conforme o secretário, é fundamental para que o paciente seja removido no menor tempo possível para o local mais adequado ao seu atendimento, respeitando os protocolos de urgência.

“Isso salva vidas”, reforçou.

Estudo técnico

Criado em janeiro deste ano, o Cisceno já conta com a adesão inicial de cinco municípios – Jaraguá, Campo Limpo, Nova América, Porangatu e Mara Rosa – e agora está em fase de expansão. A expectativa é que todos os 60 municípios da macrorregião passem a fazer parte da iniciativa.

A superintendente de Regionalização da SES-GO, Érika Lopes Rocha Batista, destacou que a reunião teve como foco principal incentivar a ampliação e o fortalecimento do consórcio. Segundo ela, a SES-GO realizou um estudo técnico detalhado, mapeando as necessidades dos municípios e definindo a estrutura necessária para garantir um tempo de resposta adequado aos atendimentos.

Ao todo, a Macrorregião Centro-Norte contará com 41 Unidades de Suporte Básico e 10 de Suporte Avançado, o que representa ampliação da frota atual.

“As bases foram distribuídas estrategicamente para cobrir todo o território da macrorregião, evitando qualquer vazio assistencial”, ressaltou.

Além da implementação do Consórcio Intermunicipal para o Gerenciamento do Samu, a RUE prevê a estruturação de uma rede de apoio para a assistência qualificada em urgência e emergência. Rasível Santos explicou que nesta rede estão incluídos hospitais gerais e hospitais especializados.

“Com a efetivação completa da RUE vamos garantir a assistência célere e de excelência e diminuir consideravelmente as mortes evitáveis”, acentuou.

Saiba mais

Ipasgo Saúde: prazo para pagamento de coparticipações se estende até dia 30

Ouvidorias de Saúde de 73 municípios recebem computadores

Prefeitos da macrorregião Centro-Norte formalizam consórcio para gerenciar SAMU