Saneago investe na modernização das Estações de Tratamento de Água

Saneago investe na modernização de Estações de Tratamento de Água
Estação de Tratamento de Água, em Anápolis, registra redução do consumo interno de água (Foto: Saneago)

A Saneago já investiu mais de R$ 4,5 milhões na modernização de suas Estações de Tratamento de Água (ETAs) com a implementação de um sistema que contou com o desenvolvimento de todo o hardware e software por uma equipe técnica própria da Companhia.

O sistema foi instalado inicialmente em Anápolis e Brazabrantes, mas já está sendo ampliado para mais 30 unidades, visando melhorar a eficiência operacional e a qualidade da água potável distribuída à população.

O projeto é fundamentado em tecnologias da Indústria 4.0, como a Internet das Coisas e Computação em Nuvem, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de acesso à água potável, inovação industrial e produção responsável.

A automação permite a otimização do uso de produtos químicos, a redução do uso de água no processo e a diminuição dos custos operacionais.

Tratamento de Água

A automação das ETAs de Anápolis e Brazabrantes já gerou resultados positivos, como a melhoria do Índice de Qualidade da Água (IQA) e a redução do consumo de produtos químicos e consumo interno de água (água utilizada), incluindo a preservação de recursos naturais.

O projeto se destaca ainda pela sua capacidade de expansão para outras unidades de tratamento da Companhia. Essa abordagem proporciona uma solução não apenas sustentável, mas permitindo também a modernização do abastecimento de água em Goiás de forma eficiente e economicamente viável.