Silvânia encerra Circuito das Cavalhadas no fim de semana

Silvânia encerra Circuito das Cavalhadas no fim de semana
Pelo segundo consecutivo, Silvânia realiza Cavalhadas no município com apoio do governo estadual (Foto: Michelly Mattos)

O município de Silvânia, distante a 84 quilômetros de Goiânia, se prepara para encerrar o Circuito das Cavalhadas 2025 neste fim de semana com a tradicional encenação das batalhas entre mouros e cristãos. O espetáculo a céu aberto será no sábado e domingo (20 e 21/9), a partir das 16h, no Estádio João Caixeta (Caixetão).

A cidade é símbolo dos esforços do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para valorizar e resgatar tradições fundamentais da história do povo goiano. Registros apontam que a primeira encenação das Cavalhadas em Silvânia ocorreu em 1810 e se manteve até 1928.

Quase um século depois, em 2022, ações de educação patrimonial e pesquisas de campo foram realizadas para fortalecer a manifestação cultural no município.

Cavalhadas

Em 2024, Silvânia passou a integrar oficialmente o Circuito das Cavalhadas de Goiás, com a participação dos cavaleiros de Luziânia. Agora, em 2025, o espetáculo será realizado majoritariamente por moradores da cidade.

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a participação de Silvânia pelo segundo ano consecutivo é motivo de celebração.

“É uma demonstração de que o resgate está solidificado, de que a comunidade abraçou o evento e de que estamos cumprindo a missão de apoiar a interiorização das nossas tradições. Uma festa que agrega valores culturais, movimenta a economia local e impulsiona a ocupação de hotéis, além de fomentar o movimento em bares e restaurantes”, ressaltou a titular.

Circuito

O Circuito das Cavalhadas 2025 teve início em maio e termina neste fim de semana. Quinze cidades integram o calendário de uma das festas mais emblemáticas de Goiás: Luziânia, Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, Crixás, Niquelândia, Santa Terezinha de Goiás, Cidade de Goiás, Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás e Silvânia.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), destinou R$ 4,4 milhões para apoiar as Cavalhadas nos municípios. Os recursos foram aplicados na montagem da infraestrutura dos eventos, incluindo arquibancadas, tendas, banheiros e outras estruturas de atendimento ao público.

Serviço:

Assunto: Silvânia encerra Circuito das Cavalhadas 2025
Quando: Sábado e Domingo (20 e 21/9), às 16h
Onde: Estádio João Caixeta (Caixetão)