Saúde na Praça promove ação de conscientização sobre os riscos do tabagismo

Atendimento no Saúde na Praça
Tabagismo estará no foco dos profissionais de saúde do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG, durante a próxima edição do projeto Saúde na Praça (Foto: SES)

Responsável por 174 mil mortes por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo estará no foco dos profissionais de saúde do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi – HGG, durante a próxima edição do projeto Saúde na Praça.

Para esta edição, uma réplica de um pulmão será exposto na praça e a população poderá participar de tour guiado para aprender sobre o funcionamento do órgão.

A ação, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, será nesta quinta-feira (28/08), na Praça Abrão Rassi (Goiânia), em frente ao hospital, das 7 às 12 horas.

Saúde na Praça

Aberto à toda a comunidade, o projeto tem como objetivo orientar a população sobre os riscos do tabagismo e estimular hábitos de vida mais saudáveis. Além do pulmão gigante, o Saúde na Praça desta quinta-feira vai oferecer serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia e orientações com materiais gráficos sobre os malefícios do uso do tabaco.

O evento contará ainda com os tradicionais atendimentos médicos do Serviço de Pneumologia do HGG, além de orientações com enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e farmacêuticos.

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Celebrado em 29 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Fumo de 2025 terá como tema “Cuidado integral no controle do tabagismo”, reforçando a importância de oferecer atenção completa, da prevenção ao tratamento, para usuários de produtos de tabaco e dependentes de nicotina.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no Brasil, sendo responsável por milhares de óbitos anuais e fortemente associado a doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas e diferentes tipos de câncer.

Apesar dos avanços das políticas públicas de controle do tabaco, o país ainda enfrenta o desafio de apoiar fumantes, que desejam abandonar o hábito e prevenir que novos usuários, especialmente os jovens, iniciem o consumo.

Serviço
O que: Saúde na Praça – Dia Nacional de Combate ao Fumo
Quando: Quinta-feira (28 de agosto), das 7h às 12h
Local: Praça Abrão Rassi, em frente ao HGG, em Goiânia