Procon autua empresa de transporte rodoviário por mal conservação de veículo

Agente do Procon fiscaliza empresa transporte público
Procon autuou empresa de ônibus por transitar com veículo em más condições de conservação (Foto: Procon Goiás)

Após denúncia e fiscalização no Terminal Rodoviário de Goiânia, nesta terça-feira (11/02), o Procon Goiás autuou uma empresa de ônibus por transitar com veículo em más condições de conservação. Durante a ocorrência, fiscais constataram que poltronas estavam sem cintos de segurança. Além disso, o veículo também trafegava com o para-brisa danificado.

O superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston, explica que as empresas de transporte devem realizar a manutenção dos veículos, antes de embarcar os passageiros.

“Elas devem garantir que os ônibus estejam em excelentes condições, realizando vistorias periódicas, avaliando a necessidade de substituição de cintos, para-brisas e outros itens necessários para garantir a segurança de quem está embarcando”, garante.

“Além de ferir o direito à segurança dos consumidores, trafegar sem os itens obrigatórios ou com eles com defeitos é considerado infração de trânsito”, afirma Marco Palmerston, superintendente do Procon Goiás.

Por conta dessas irregularidades, a empresa foi autuada e tem o prazo de 20 dias para prestar esclarecimentos ao Procon Goiás.

Dicas do Procon

O Procon Goiás orienta que os consumidores façam uma pesquisa prévia sobre as empresas antes de comprar passagem, procurando saber sobre a reputação e qualidade do serviço prestado. Uma dica é buscar informações em sites como o Reclame Aqui ou a opinião de outros passageiros.

Caso o ônibus apresente algum problema estrutural, como vidros quebrados, dependências sujas, cintos defeituosos, é importante que o consumidor avise imediatamente a empresa. Se nada for resolvido, guarde o canhoto da passagem, além de todos os comprovantes e documentos que possam embasar um registro de reclamação.

Denúncias

O consumidor que quiser realizar denúncia pode entrar em contato com pelo telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). A reclamação pode ser feita ainda presencialmente ou pelo Procon Web.