Hospital Estadual de Jataí realiza primeira captação múltipla de órgãos

Hospital Estadual de Jataí realiza primeira captação múltipla de órgãos
Procedimento de captação de órgãos no HEJ foi realizado no sábado (06/09) (Fotos: Suzana Meira)

O Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim de Carvalho (HEJ) realizou, no sábado (06/09), a primeira captação de múltiplos órgãos na unidade de saúde, sendo um marco para a região Sudoeste do Estado. Essa também foi a primeira doação de órgãos durante a campanha Setembro Verde em Goiás, iniciativa dedicada à conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.

Após a morte encefálica da doadora de 22 anos, a Central Estadual de Transplantes e a equipe médica do HEJ realizaram o contato com a família, que deu autorização para a doação dos órgãos, com o objetivo de ajudar o próximo. Coração, rins, fígado e córneas foram os órgãos captados.

HEJ realiza primeira captação múltipla de órgãos
A doação irá beneficiar pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que aguardam na lista de espera por um transplante (Foto: Suzana Meira)

O diretor Técnico do HEJ, Pedro Vinícius Leite de Sousa, destaca a importância da conscientização sobre a doação, o apoio das equipes assistenciais e da gestão da unidade.

“Esse momento é um marco histórico do hospital e para a nossa região. Só ocorreu com sucesso graças à família da paciente, que em um ato de amor e solidariedade ao autorizar a doação dos órgãos; à equipe multiprofissional, que conduziu todo o processo de maneira segura e eficaz. Essa é a primeira captação durante a campanha Setembro Verde”, afirma.

Perfil

Hospital Estadual de Jataí realiza primeira captação múltipla de órgãos
HEJ foi fundado em dezembro de 1995 e funciona 24 horas (Foto: SES)

O Hospital Estadual de Jataí Doutor Serafim de Carvalho (HEJ) é uma unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES). Fundado em dezembro de 1995 e funciona 24 horas. São atendidas demandas de urgência, emergência, maternidade e eletivas.

A unidade atende casos nas especialidades de Anestesiologia, Clínica Geral, Clínica Cirúrgica, Ortopedia/Traumatologia, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Cirurgia Vascular, Urologia, Infectologia, Pneumologia, Nefrologia, Oftalmologia, Cardiologia, Psicologia, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Serviço Social e Odontologia. O hospital possui leitos cirúrgicos, pediátricos, clínicos, obstétricos, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), saúde mental e intermediário Neonatal.

Saiba mais

Lançada campanha Setembro Verde de incentivo à doação de órgãos e tecidos