Goiás lança pesquisa inédita de satisfação dos usuários do SUS

Lançamento da pesquisa de satisfação dos usuários do SUS
Pesquisa de satisfação dos usuários do SUS irá avaliar infraestrutura, qualidade do atendimento e tempo de espera, por meio de um QR Code (FOTO: SES)

A Secretaria da Saúde (SES-GO) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE-GO), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), lançou, na terça-feira (08/10), a Pesquisa de Satisfação das Unidades de Saúde estaduais, no auditório do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG).

A iniciativa representa um marco na transparência e participação social, colocando a voz do cidadão como elemento central para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes na área da saúde.

O secretário-chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, explicou como que pesquisas com o próprio usuário podem ajudar no serviço oferecido no SUS em Goiás.

“O controle social é muito importante para que, de fato, os mecanismos de transparência funcionem bem. Então você ouvir do usuário, o que ele pensa do hospital, qual foi a experiência que ele teve, as equipes que o atenderam, a estrutura da unidade, isso é muito importante para que nós possamos avaliar junto com o TCE a possibilidade de inclusive aprimorar depois o trabalho de auditoria, com consultorias da CGE na perspectiva da melhoria do próprio atendimento do hospital”, comentou.

Pesquisa de satisfação dos usuários do SUS será por QR Code

O secretário estadual de Saúde, Rasível Santos, salientou que esse levantamento representa um avanço significativo na forma de gestão.

”A pesquisa de satisfação dos usuários do SUS irá avaliar a infraestrutura, a qualidade do atendimento e o tempo de espera, através de um QR Code que o paciente usará para fornecer feedback de forma anônima. Os dados coletados serão usados para criar relatórios e direcionar melhorias, focando na perspectiva do paciente”, diz.

O conselheiro do TCE Sebastião Tejota disse que o tribunal realiza um trabalho longo de fiscalização e monitoria.

“Temos um programa de visitas permanentes e percebemos que, atualmente, o Estado tem hospitais que realizam um trabalho de excelência, como o próprio HGG, que hoje não deixa nada a desejar mesmo para unidades da rede privada. Isso significa essencialmente uma boa gestão”, reforçou.

Pesquisa de satisfação dos usuários do SUS

Além de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão das unidades de saúde, a pesquisa reforça o compromisso do Governo de Goiás com a inovação e a modernização administrativa, consolidando as práticas de governo aberto e de participação cidadã como pilares fundamentais da administração pública estadual.