Estilo tribal de dança do ventre ocupa parques de Goiânia com apresentações gratuitas

Grupo Anhuma Tribal apresneta estilo tribal de dança do ventre em parques
Estilo tribal de dança do ventre valoriza a cocriação em grupo, o improviso coordenado e o respeito mútuo entre as dançarinas (Foto: Anhuma Tribal/ Divulgação)

Com performances que rompem os palcos tradicionais, a companhia Anhuma Tribal leva o estilo tribal de dança do ventre para o cotidiano das pessoas durante apresentações gratuitas em parques de Goiânia.

O projeto Tribalidades em Movimento realiza dois encontros abertos ao público: no dia 3 de agosto, no Bosque dos Buritis; e em 24 de agosto, no Parque Fonte Nova — ambos às 10 horas da manhã. A apresentação no Bosque dos Buritis contará com interpretação em Libras.

Dança como linguagem de conexão

As performances realizadas ao ar livre propõem um mergulho na dança em meio à natureza, um diálogo entre arte e cotidiano, ocupando os espaços públicos com encantamento e conexão.

Ao final de cada apresentação, o elenco realizará um breve bate-papo com o público, explicando a proposta da companhia; as particularidades do estilo, que mescla influências do flamenco, danças do ventre e indiana; e os bastidores da criação coletiva da performance.

“Queremos que a dança atravesse o dia das pessoas. Que elas se sintam convidadas a parar, respirar e se conectar com algo que talvez nem soubessem que existia”, conta Larissa Elias, diretora da companhia.

Estilo tribal de dança do ventre

Com direção de Larissa Elias, a Anhuma Tribal é uma das pioneiras na difusão do estilo tribal de dança do ventre em Goiás. Criado nos anos 1980 nos EUA, o estilo valoriza a cocriação em grupo, o improviso coordenado e o respeito mútuo entre as dançarinas.

Mais do que uma técnica, a dança tribal é apresentada como expressão coletiva e ferramenta de pertencimento, tendo forte vínculo com o movimento feminista e com experiências de empoderamento por meio do corpo.

Realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto Tribalidades em Movimento realiza oficinas, workshops e apresentações que convidam o público a experimentar a arte como espaço de pertencimento. Uma dança que não precisa de cenário para existir, apenas de corpos dispostos a sentir.

Serviço

Tribalidades em Movimento – Apresentações públicas gratuitas
Goiânia – GO
03/08 – Bosque dos Buritis – – 10h
24/08 – Parque Fonte Nova – 10h
Elenco da Companhia Anhuma Tribal
Bate-papo com o público após a apresentação
Interpretação em Libras na apresentação de 03/08
Gratuito