Agrodefesa lança websérie sobre produção artesanal de queijo em Goiás

QUEIJO ARTESANAL DE GOIÁS
profissionalização da produção artesanal de queijo em Goiás foi retratada em um material especial produzido pela Agrodefesa (Imagem: Agrodefesa)

A profissionalização da produção artesanal de queijo em Goiás foi retratada em um material especial produzido pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), responsável pela orientação e inspeção de produtos de origem animal no estado.

Dividida em 10 episódios, a websérie, que a cada semana vai ganhar um novo capítulo, está hospedada no canal da Agrodefesa no YouTube, e também pode ser acessada na página institucional do órgão (goias.gov.br/agrodefesa).

Durante o primeiro semestre desse ano, a equipe de Comunicação do órgão e fiscais estaduais vinculados à Gerência de Inspeção da Agrodefesa percorreram nove das 12 queijarias goianas que hoje ostentam o Selo Arte, uma certificação que atesta as boas práticas agropecuárias e de fabricação artesanal, e que lhes permite comercializar o produto em todo território nacional.

Conforme explica o gerente de Inspeção, Paulo Viana, além de atender a critérios técnicos de manejo com o gado leiteiro e a forma artesanal de sua fabricação, o queijo que recebe o Selo Arte precisa trazer consigo uma receita autêntica, que remontam as origens da região onde é produzido, e que tenha um processo próprio de produção vinculado aos saberes daquele lugar onde ele é feito.

Produção artesanal de queijo em Goiás

Em diferentes regiões do Estado, a Agrodefesa tem acompanhado a produção dessas queijarias que, após conquistarem o Selo, entram na rota de acompanhamento do trabalho, feita por profissionais do órgão. Essa parceria permite que o produtor tenha atestada a qualidade do seu produto, consiga tirar dúvidas técnicas com os agentes estaduais, e até pleitear a certificação para outros tipos de queijo que se interessam em comercializar.

Segundo a jornalista da Comunicação Setorial da Agrodefesa, Maria Antonieta Toledo – que produziu e editou a websérie -, o material foi elaborado com o intuito de mostrar que em Goiás, atualmente, são produzidos queijos com as mais variadas receitas, e de origens e inspirações diversas.

“Descendentes sírios, imigrantes suíços radicados em Goiás, famílias vindas de Minas, de São Paulo e até do Rio Grande do Norte, todos dedicam-se a enriquecer a produção artesanal, conferindo a Goiás um lugar de destaque na produção brasileira de queijo, ao conquistarem medalhas nacionais e internacionais em concursos da categoria.

Com a websérie, buscamos contar essas histórias e mostrar que quem empreende nessa área tem o apoio de instituições, como a Agrodefesa, para investir na atividade, se desenvolver e alcançar novos mercados”, enfatiza.

Saiba mais

Cresce interesse pela formalização do queijo artesanal goiano

Cronograma de lançamento dos episódios

20/08/2024 – Episódio de Abertura, que pode ser conferido no seguinte link: https://goias.gov.br/agrodefesa/goias-avanca-na-producao-de-queijo-artesanal-reconhecido-nacionalmente/
27/08/2024 – Episódio 1 – Queijaria Tino Weber, localizada em Ouro Verde de Goiás
03/09/2024 – Episódio 2 – Queijaria Serra do Bálsamo, localizada em Guapó
10/09/2024 – Episódio 3 – Queijaria Alpina, localizada em Corumbá de Goiás
17/09/2024 – Episódio 4 – Queijaria Coqueiral, localizada em Corumbá de Goiás
24/09/2024 – Episódio 5 – Queijaria Helou, localizada em Itauçu
01/10/2024 – Episódio 6 – Queijaria Dona Aroeira, localizada em Abadiânia
08/10/2024 – Episódio 7 – Queijaria Lininho, localizada em Alexânia
15/10/2024 – Episódio 8 – Queijaria Leiteria, localizada em Caçu
22/10/2024 – Episódio 9 – Queijaria WM, localizada em Santa Rita do Araguaia

Últimas notícias