EFG recebe etapa regional da 1ª Olimpíada Nacional de Programação

EFG recebe etapa regional da 1ª Olimpíada Nacional de Programação
Duas equipes formadas por seis estudantes participam da etapa regional da competição (Foto: Secti)

A Escola do Futuro de Goiás vai sediar neste sábado (28/06) a etapa regional da 1ª Olimpíada Nacional de Programação. A competição, que integra o projeto Nativos do Futuro, tem o objetivo de aproximar os jovens do país ao universo da tecnologia e inovação e proporcionar a eles condições para a entrada no mercado de trabalho em profissões desse campo de atuação.

Além de sediar a disputa, a EFG José Luiz Bittencourt participa da regional Centro-Oeste com duas equipes formadas por seis estudantes da unidade, que fica na região noroeste de Goiânia. 

As seletivas vão acontecer nas cinco regiões do país e os vencedores de cada uma vão ter a oportunidade de participar da etapa nacional, que vai acontecer em Santa Rita do Sapucaí (MG), nos dias 30 e 31 de outubro, na sede do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), instituição de ensino superior focada na formação tecnológica.

A cada etapa, dez equipes compostas por três estudantes do Ensino Médio vão participar de atividades de formação e, depois, vão ser desafiados em uma gincana de raciocínio lógico e de conhecimento sobre Programação em Python, linguagem utilizada nas áreas de desenvolvimento web, machine learning, ciência de dados e automação. 

A participação na Olimpíada Nacional de Programação é uma oportunidade única para que os estudantes das Escolas do Futuro possam fazer uma imersão tecnológica e de inovação, além de incentivá-los a conhecer mais sobre o campo de trabalho, como destaca o coordenador de Serviços Tecnológicos e Ambientes de Inovação da rede da EFG, Lucas Oliveira.

“Ao participarmos, incentivamos nossos estudantes a acompanhar o que há de mais novo no mercado, para que possam aplicar o conhecimento aprendido na sala de aula, nos cursos que oferecemos. É uma oportunidade única, principalmente por podermos nos reunir com estudantes de outras unidades do estado e trocarmos nossas experiências”, afirma Lucas, coordenador local da Olímpiada. 

Participam da etapa regional duas equipes da EFG Bittencourt: o grupo Cyber, formado pelos estudantes Murilo Ferreira, Daniel Araújo e Eloise Carvalho, e o grupo Tech Goddnes, composto pelos integrantes Caroline Lima, Hanny Farias e Thais Lopes. As duas equipes vão disputar o primeiro lugar com equipes de outras quatro instituições de ensino médio da região Centro-Oeste. 

As Escolas do Futuro de Goiás são unidades de ensino profissionalizante gratuito, que são mantidas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Governo de Goiás. Desde 2021, as unidades da rede são geridas pela Universidade Federal de Goiás, por meio de convênio administrados pelo Centro de Educação, Tecnologia e Trabalho (CETT-UFG). 

Saiba mais

Equipe da Escola do Futuro de Goiás vence desafio de inovação na Campus Party Brasília