Administração Direta

Fogaréu

Mais que encenação religiosa, a Procissão do Fogaréu é símbolo da cultura da cidade de Goiás. Desde 1975, é realizada na quarta-feira da Semana Santa e representa a perseguição e prisão de Jesus pelos romanos.

À meia-noite, as luzes do centro histórico se apagam. Começam os tambores, acendem-se tochas, e os farricocos — homens encapuzados — caminham descalços pelas ruas de pedra.

Moradores, turistas e visitantes acompanham a procissão até o momento da prisão de Jesus, marcada pelo som do clarim.
Em 2023, foi reconhecida como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás. A cidade é também Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco.

Com mais de dois séculos de tradição, as Cavalhadas encenam a batalha entre mouros e cristãos com cavaleiros mascarados e trajes ricos em detalhes.

Além dos desfiles nos cavalhódromos, a festa invade as ruas com a participação popular.

Comumente associadas à cidade de Pirenópolis, as Cavalhadas também são tradição em outros municípios. Em 2025, o Circuito foi composto pelas Cavalhadas de Luziânia; Santa Cruz de Goiás; Posse; Jaraguá; Pirenópolis; Palmeiras de Goiás; Hidrolina; São Francisco de Goiás; Crixás; Niquelândia; Santa Terezinha de Goiás; Pilar de Goiás; Corumbá de Goiás; cidade de Goiás e Silvânia.

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental foi realizado pela primeira vez em 1999, na cidade de Goiás. Desde então, cresceu e se firmou como o maior festival de cinema ambiental da América Latina, marco no calendário cultural do Brasil. É realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

Todos os anos, o Fica atrai cineastas de todo o mundo, que concorrem a prêmios de até R$ 35 mil, grandes nomes do cinema e meio ambiente e um público diversificado. Com uma programação multicultural inteiramente gratuita, o festival é composto por mostras de cinema, debates, shows, cursos, oficinas e uma diversa programação paralela.

Desde 2001, a Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo) é realizada anualmente na cidade do norte goiano, levando opções de entretenimento, expressões artísticas e formação na área.

O TeNpo é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). O evento movimenta o turismo e a economia local, incentivando artistas locais e regionais e toda a cadeia produtiva da cultura. A mostra tem uma programação diversificada e voltada a toda família, com espetáculos nacionais e regionais de teatro, dança e circo. Toda a programação é gratuita.

Chegando juntamente com a estação das flores, o Canto da Primavera é um festival que leva música de qualidade à turística cidade de Pirenópolis desde o ano 2000. É realizado anualmente pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

Tradicionalmente, o Canto mistura atrações locais, regionais e nacionais numa programação musical intensa em diversos espaços da cidade. Ainda, o festival investe na formação de músicos, com oficinas da área. Toda a programação é gratuita.

Chegando juntamente com a estação das flores, o Canto da Primavera é um festival que leva música de qualidade à turística cidade de Pirenópolis desde o ano 2000. É realizado anualmente pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).

Considerada a maior festa natalina gratuita do país, o Natal do Bem é uma ação do Governo de Goiás realizada em duas etapas. A primeira é a transformação do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia, em um grande cenário natalino, com milhares de luzes e atrações culturais para todas as idades. 

Toda a programação é gratuita. Além da festa na capital, crianças em situação de vulnerabilidade de todos os 246 municípios goianos recebem brinquedos, distribuídos pela campanha durante todo o mês de dezembro. O Natal do Bem é realizado por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Goiás Social.

Maior festival junino solidário do Brasil, o Arraiá do Bem é realizado pelo Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria da Retomada. A entrada é gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

Com estrutura pensada para toda a família, a festa oferece uma programação variada, que inclui shows de artistas nacionais, apresentações de quadrilhas juninas, comidas típicas a preços acessíveis e uma vila gastronômica com mais de 60 barracas operadas por microempreendedores atendidos pelo programa Crédito Social.

Últimas notícias