ANTT suspende reajuste da tarifa no Entorno por um mês

ANTT suspende reajuste da tarifa no Entorno por um mês
ANTT suspende reajuste nas tarifas do transporte semiurbano do Entorno, em atendimento a pedido dos governadores de Goiás e do Distrito Federal (Foto: Secom e SEDF)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atendeu em parte ao pedido conjunto dos governadores Ronaldo Caiado e Ibaneis Rocha e suspendeu por um mês – o pedido era por 90 dias – o reajuste de 2,91% nas tarifas do transporte semiurbano do Entorno, que começaria a valer neste sábado (23/8).

No documento encaminhado ao Ministério dos Transportes e à ANTT, os governadores ressaltaram que a prorrogação é necessária para evitar prejuízos à população que depende do deslocamento diário entre Goiás e o Distrito Federal.

Gestão compartilhada

O prazo adicional também permitirá dar sequência às tratativas para a criação do Consórcio Interfederativo da Região Metropolitana do Entorno (Cirme), que prevê uma gestão compartilhada do serviço entre União, Goiás e o DF. Goiás defende essa proposta desde 2019 e busca uma solução definitiva para o transporte do Entorno.

Segundo os governadores Ronaldo Caiado (GO) e Ibaneis Rocha (DF), a suspensão do reajuste, mesmo por período mais curto, assegura tempo para concluir etapas institucionais, ajustes técnicos e operacionais, além de garantir o diálogo com o governo federal, que deve apresentar resposta oficial sobre a forma de participação na repartição de responsabilidades da futura gestão compartilhada.

A decisão da ANTT reafirma o compromisso dos governos de Goiás e do Distrito Federal em construir soluções conjuntas para melhorar a mobilidade de milhares de usuários do transporte semiurbano do Entorno.