Expedição Araguaia divulga pesquisa da temporada no rio

Goiás Turismo divulga pesquisa da Expedição Araguaia
Profissionais da agência percorreram cerca de 400 quilômetros de barco, passando pelos municípios de Aruanã, Bandeirantes e Luiz Alves (Foto: Goiás Turismo)

Goiás Turismo divulga o resultado de uma pesquisa realizada, de 11 a 18 de julho, por profissionais da agência, que percorreram cerca de 400 quilômetros de barco, passando pelos municípios de Aruanã, Bandeirantes e Luiz Alves. O levantamento é fruto da Expedição Araguaia

Pesquisa aponta que 61,5% dos turistas que estiveram no Araguaia na temporada de férias ficaram acampados nas praias do rio. Outros 35,5% preferiram a cidade, e apenas 3% não pernoitaram na região. A média de pernoite nos acampamentos é de 12 dias; na cidade, a média é de sete dias; e, para quem passa apenas o dia na cidade, o tempo médio de permanência é de 12 horas.

Expedição Araguaia

O estudo ainda delineou o perfil do turista do Araguaia: idade média de 33 anos, 50% com curso superior ou pós-graduação, e renda mensal de R$ 6 mil – quatro salários mínimos. Em relação ao gênero, os índices ficaram próximos: 52% feminino e 48% masculino.

Noventa e dois por cento dos turistas são de Goiás e, apenas 8%, de outros estados, com destaque para goianos que residem no exterior (Portugal, Estados Unidos, França, Colômbia, Inglaterra e Polônia) e vieram prestigiar a temporada.

Noventa e dois por cento dos turistas são de Goiás e, apenas 8%, de outros estados, com destaque para goianos que residem no exterior

“A pesquisa reforça aquilo que já sabemos na prática: o Araguaia é um dos maiores patrimônios culturais e turísticos do nosso estado. Mas mais do que constatar, ela orienta. Com dados em mãos, conseguimos planejar ações mais eficientes, melhorar a infraestrutura, e valorizar ainda mais a experiência de quem escolhe Goiás como destino”, destaca o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves.

Ele ainda assinala como a temporada movimenta economicamente a região: o gasto médio individual é de quase R$ 1.000. “Considerando a nossa amostra, que englobou cerca de 8,8 mil pessoas, temos a injeção de R$ 8,8 milhões, em itens como hospedagem, alimentação, transporte e atrativos turísticos”, exemplifica Naves. 

“O Araguaia não é só lazer. É identidade, é economia e é oportunidade. Essa pesquisa mostra com clareza o potencial transformador do turismo quando ele é tratado como prioridade de governo. E sob a liderança do governador Ronaldo Caiado, temos feito exatamente isso: colocar o turismo no centro da estratégia de desenvolvimento de Goiás”, reforça o presidente da agência.

Satisfação

Oitenta e oito por cento dos turistas que responderam ao questionário da Goiás Turismo tiveram as expectativas atendidas ou superadas, e quase 100% (98,5%) disseram que pretendem voltar. Aliás, a tradição familiar apareceu como uma forte motivação para o goiano acampar nas férias de julho no Araguaia, com 63%, sendo seguida pelo contato com a natureza.

A turismóloga e coordenadora da pesquisa, Amanda Alves Borges, explica que foi solicitado aos turistas que atribuíssem uma nota, em escala de 1 (menor) a 5 (maior), tanto para a avaliação das cidades (Aruanã, Bandeirantes e Luiz Alves) quanto para a infraestrutura turística.

A média obtida para os municípios foi de 3,75 e, para a infraestrutura, de 3,84. Entre os destaques positivos estão a diversão noturna/shows, o serviço de barqueiro e a segurança pública. Já internet, restaurantes e banheiros são alguns dos pontos que precisam melhorar.

Metodologia 

As entrevistas foram realizadas exclusivamente nas praias, tanto nas das prefeituras quanto nas mais afastadas, e não nos centros urbanos dos municípios. O questionário contemplava a possibilidade dos turistas avaliarem a cidade, caso tivessem utilizado sua estrutura. 

A pesquisa, disponível aqui, contou com 400 participantes. A aplicação dos questionários foi feita apenas com o(a) líder de cada grupo, sendo sempre registrada a quantidade total de pessoas representadas. Dessa forma, embora a amostra direta tenha sido de 400 respondentes, o levantamento abrangeu, indiretamente, um universo total de 8.802 pessoas.