Nova norma exige Sistema de Detecção de Incêndio em prédios altos

Nova norma exige Sistema de Detecção de Incêndio em prédios altos
Exigência segue práticas adotadas em grandes centros urbanos (Foto: CBM)

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) atualiza as normas e passa a exigir a instalação de sistemas de detecção automática de incêndio em edificações residenciais com altura igual ou superior a 90 metros.

A detecção deverá abranger todas as áreas da edificação, inclusive as unidades habitacionais.

Para edificações com altura de 30 a 90 metros, o sistema será obrigatório somente nos corredores de circulação, quando estes estiverem claramente delimitados em projeto.

Detecção de Incêndio

A medida visa aumentar a segurança dos ocupantes, garantindo uma resposta mais rápida em casos de emergência e reforçando a eficácia dos sistemas de evacuação e combate ao incêndio. A exigência segue práticas adotadas em grandes centros urbanos e reforça o compromisso do CBMGO com a modernização das normas de segurança contra incêndio.

A adoção do sistema de detecção passa a ser obrigatória para a aprovação de projetos e emissão do Certificado de Conformidade junto ao CBMGO. Arquitetos, engenheiros e incorporadoras deverão ajustar seus projetos submetidos para análise a partir desta segunda-feira (02/06/2025).