Operação combate extração ilegal de minérios em Cristalina

Operação combate extração ilegal de minérios em Cristalina
Suspeitos responderão pelos crimes de extração irregular de minérios, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Foto:PC)

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Cristalina – 5ª DRP, e a Polícia Militar de Goiás (Batalhão Ambiental e Batalhão Rural) deflagraram uma grande operação integrada em Cristalina, contra a exploração ilegal de minérios (garimpo) ocorrida, nos últimos dias.

A operação resultou na condução de 76 pessoas à delegacia. Destes, 39 foram presos em flagrante e outros 30 responderão a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A PMGO também lavrou outros 7 TCOs.

Extração ilegal

A operação levou à apreensão de 27 carros, 8 motos, 22 sacos contendo minerais, 15 baldes também com minerais, 68 peneiras, 49 pás, 38 picaretas e 10 enxadas. O total de minerais apreendidos foi de cerca de 700 Kg. Os suspeitos responderão pelos crimes de extração irregular de minérios, previsto na Lei de Crimes Ambientais, e por usurpação de bens da União (Lei 8.176).

A investigação começou após o recebimento de informações de que dezenas de pessoas estava numa região rural da cidade de Cristalina, efetuando o trabalho de garimpagem de forma ilegal, em propriedade rural de terceiros e sem autorização. A operação contou ainda com o apoio da Polícia Científica.