Daniel Vilela: “Goiás construiu a maior rede de assistência social do país”

Daniel Vilela fala sobre assistência social em Goiás
Durante evento com gestores municipais, Daniel Vilela destacou avanços do Governo de Goiás na assistência social e impacto positivo das ações lideradas por Gracinha Caiado (Foto: Jota Eurípedes)

Com avanços expressivos na assistência social, Goiás se consolida como referência nacional, registrando o menor índice de pobreza extrema do país. Esse destaque foi ressaltado pelo vice-governador Daniel Vilela no 1º Encontro de Gestores e Trabalhadores de Assistência Social de Goiás, realizado nesta quinta-feira (13/03), no auditório da Assembleia Legislativa.

“Temos a maior rede de proteção social do Brasil. Foi uma transformação profunda, liderada por Dona Gracinha Caiado. O que aconteceu nos últimos anos foi uma verdadeira virada de chave em Goiás”, afirmou Daniel.

O evento, promovido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e pelo programa Goiás Social, reuniu cerca de 900 participantes, entre prefeitos, primeiras-damas, secretários e profissionais do setor. O objetivo é aprimorar a gestão municipal e fortalecer programas e serviços voltados à população em situação de vulnerabilidade.

Daniel Vilela fala sobre assistência social em Goiás_Jota Eurípedes
Com avanços expressivos na assistência social, Goiás se consolida como referência nacional, registrando o menor índice de pobreza extrema do país (Foto: Jota Eurípedes)

Gestão em prol dos goianos

Ainda durante sua fala, Daniel Vilela ressaltou a importância da colaboração entre estado e municípios para expandir a rede de assistência.

“Nosso governo adota uma postura municipalista, apoiando diversas áreas, da infraestrutura à educação, contudo, o setor em que temos mais condições de estabelecer parcerias é a assistência social”, falou em referência às colaborações para pavimentação urbana, melhoria das estradas vicinais, transferência de recursos para a saúde e para o transporte coletivo, além de parcerias em prol da educação, como o programa AlfaMais, que embora compreenda que o ensino infantil seja responsabilidade do município, oferece suporte financeiro e pedagógico às prefeituras.

Por fim, o vice-governador conclamou aos presentes para atuarem juntamente ao Governo do Estado.

“Temos a maior e mais eficiente rede do Brasil, que está à disposição para entregar para vocês, gestores municipais, algo importante e caro: a oportunidade de transformar para melhor a vida das pessoas”.

Indicadores históricos da assistêncial social em Goiás

De acordo com levantamento do Instituto Mauro Borges (IMB), baseado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiás atingiu, em 2023, a menor taxa de pobreza registrada na história.

Apenas 1,3% da população vive abaixo da linha da pobreza, um recuo expressivo em relação aos anos anteriores. No combate à extrema pobreza, os números são ainda mais significativos: 0,8% da população se encontra nessa condição, o menor percentual do país.

A eficácia das políticas públicas se reflete nos investimentos realizados. Desde 2019, foram aplicados mais de R$ 1,4 bilhão na assistência social, beneficiando milhares de famílias. Entre os programas em destaque, o Restaurante do Bem serviu mais de 19 milhões de refeições, enquanto o Banco de Alimentos distribuiu mais de 7,1 milhões de quilos de alimentos.