Hospital Estadual de Itumbiara realiza 1ª cirurgia por videolaparoscopia

Hospital Estadual de Itumbiara realiza sua primeira cirurgia por videolaparoscopia
Profissionais do HEI durante realização da primeira cirurgia por videolaparoscopia na unidade (Foto: Hélmiton Prateado/HMTJ)

O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) realizou, nesta quarta-feira (24/07), a primeira cirurgia por videolaparoscopia. O procedimento utiliza pequenas incisões em vez de grandes cortes, o que resulta em menor trauma para o paciente, propiciando uma recuperação mais rápida, reduzindo o tempo de internação hospitalar e permitindo que o paciente retorne às suas atividades normais mais rapidamente.

A realização dessa cirurgia representa um avanço significativo na capacidade técnica e na qualidade dos serviços oferecidos pelo hospital.

A cirurgia realizada foi a colecistectomia, retirada da vesícula biliar, por meio de pequenos orifícios no abdômen, evitando a necessidade de uma incisão cirúrgica de maior porte. A equipe envolvida nesse marco histórico para o HEI foi composta pelos seguintes profissionais:

  • os médicos: Túlio Nogueira,  Milton Santana e Jander Euqueres,
  • as enfermeiras: Narineida de Oliveira e Josicleide Marques,
  • atécnica de enfermagem: Nathyelle Cristina,
  • o instrumentador: Waliston Moreira
  • e os anestesiologistas: Gladinor Alves da Silva e Aldo Bruno Bombonati Casarini.

Para a coordenadora do centro cirúrgico do HEI, Jéssica Ferreira, a introdução da cirurgia por videolaparoscopia na unidade representa de fato um avanço significativo para o tratamento dos pacientes da região.

“Essa técnica cirúrgica minimamente invasiva oferece diversos benefícios, em comparação com cirurgias abertas tradicionais, como menor risco de infecções e perda sanguínea durante o procedimento, que podem impactar positivamente a qualidade do atendimento e a recuperação dos nossos pacientes”, disse.

De acordo com a gestora, a visão ampliada e detalhada proporcionada pelas câmeras de vídeo permite aos cirurgiões realizar procedimentos com maior precisão, o que pode levar a melhores resultados para os pacientes.

Videolaparoscopia

“A videolaparoscopia pode ser usada em uma variedade de procedimentos cirúrgicos, abrangendo áreas como cirurgia geral, urológica, entre outras. Isso aumenta a gama de serviços especializados disponíveis no HEI e possibilita tratamentos mais avançados e eficazes para os pacientes locais”, afirmou.

A chegada da tecnologia de videolaparoscopia ao Hospital de Itumbiara oferece à comunidade local e aos demais pacientes da região, um tratamento mais seguro, eficiente e confortável.

“Espera-se que muitos pacientes sejam beneficiados por essa inovação, melhorando sua experiência e resultados no cuidado cirúrgico”, finalizou Jéssica Ferreira.

Saiba mais

Hospital de Águas Lindas presta quase 6 mil atendimentos no 1º mês de funcionamento

Hugol alerta para cuidados com a saúde do coração

Atendimento domiciliar de saúde do HDS é destaque em congresso mundial

Últimas notícias