Os jogos internos dos colégios militares de Aparecida de Goiânia começaram nesta quarta-feira (17/06) com a participação de cerca de 1,5 mil estudantes. Pela primeira vez, os quatro Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs) do município realizam a competição de forma conjunta, promovendo integração, disciplina e espírito esportivo entre os alunos.
A abertura foi realizada no Estádio Anníbal Batista de Toledo. As disputas seguem até o fim de junho e envolvem estudantes dos CEPMGs Colina Azul, Madre Germana, Nader Alves dos Santos e Mansões Paraíso.
Jogos internos dos colégios militares terão nove modalidades
Neste ano, a competição reúne disputas de futsal, voleibol, natação, atletismo, basquete, xadrez, taekwondo, jiu-jítsu e queimada.
Tradicionalmente realizados separadamente por cada unidade, os jogos passam a contar com uma edição integrada, fortalecendo o convívio entre estudantes de diferentes colégios e incentivando valores como respeito, superação e trabalho em equipe.
A comandante de Ensino da Polícia Militar de Goiás, tenente-coronel Quéren Leles, destacou o papel do esporte na formação dos estudantes.
“Os jogos representam a valorização e a importância do esporte na educação. Não apenas na parte física, mas também acadêmica e pedagógica. A competição é educativa para a vida deles, pois ensina os jovens a lidar com a ansiedade e com as pressões do dia a dia, o que reflete diretamente na sala de aula e nos resultados acadêmicos.”
A estudante Ana Clara Vieira, de 12 anos, aluna do sexto ano do CEPMG Madre Germana, comemorou a participação no torneio.
“Estou achando bem legal, porque é algo que nos ajuda a desenvolver bastante o aprendizado e manter o respeito com outras pessoas. A gente se diverte muito.”
Abertura
O governador Daniel Vilela participou da cerimônia de abertura e destacou a contribuição do esporte para a formação dos jovens.
“O esporte é fundamental na formação dos jovens, pois é ele quem desperta o sentimento de determinação, resiliência, de buscar os sonhos e a disciplina. Então, temos que incentivar os nossos jovens a praticar esporte. E nós, enquanto governo, faremos de Goiás o Estado do esporte.”
Daniel Vilela também lembrou a criação do Colégio do Esporte, inaugurado em fevereiro de 2026, voltado à integração entre formação acadêmica e treinamento esportivo.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, ressaltou a contribuição dos colégios militares para a formação dos estudantes do município.
“Esses jogos mostram todo o potencial, tudo que é feito por esses colégios na educação, no ensino e na disciplina dos nossos adolescentes. Precisamos valorizar o trabalho que é prestado por eles.”
