Jogos internos dos colégios militares reúnem 1,5 mil estudantes

Daniel Vilela destaca importância do esporte na formação dos jovens na abertura de jogos internos de colégios militares - alunos dos quatro CPMGs que participam da competição
Realizado no Estádio Anníbal Batista de Toledo, evento reuniu mais de mil alunos das quatro unidades de ensino que participam da competição (Fotos: Adalberto Ruchelle e Walter Folador)

Os jogos internos dos colégios militares de Aparecida de Goiânia começaram nesta quarta-feira (17/06) com a participação de cerca de 1,5 mil estudantes. Pela primeira vez, os quatro Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs) do município realizam a competição de forma conjunta, promovendo integração, disciplina e espírito esportivo entre os alunos.

A abertura foi realizada no Estádio Anníbal Batista de Toledo. As disputas seguem até o fim de junho e envolvem estudantes dos CEPMGs Colina Azul, Madre Germana, Nader Alves dos Santos e Mansões Paraíso.

Jogos internos dos colégios militares terão nove modalidades

Neste ano, a competição reúne disputas de futsal, voleibol, natação, atletismo, basquete, xadrez, taekwondo, jiu-jítsu e queimada.

Tradicionalmente realizados separadamente por cada unidade, os jogos passam a contar com uma edição integrada, fortalecendo o convívio entre estudantes de diferentes colégios e incentivando valores como respeito, superação e trabalho em equipe.

A comandante de Ensino da Polícia Militar de Goiás, tenente-coronel Quéren Leles, destacou o papel do esporte na formação dos estudantes.

“Os jogos representam a valorização e a importância do esporte na educação. Não apenas na parte física, mas também acadêmica e pedagógica. A competição é educativa para a vida deles, pois ensina os jovens a lidar com a ansiedade e com as pressões do dia a dia, o que reflete diretamente na sala de aula e nos resultados acadêmicos.”

A estudante Ana Clara Vieira, de 12 anos, aluna do sexto ano do CEPMG Madre Germana, comemorou a participação no torneio.

“Estou achando bem legal, porque é algo que nos ajuda a desenvolver bastante o aprendizado e manter o respeito com outras pessoas. A gente se diverte muito.”

Abertura

O governador Daniel Vilela participou da cerimônia de abertura e destacou a contribuição do esporte para a formação dos jovens.

“O esporte é fundamental na formação dos jovens, pois é ele quem desperta o sentimento de determinação, resiliência, de buscar os sonhos e a disciplina. Então, temos que incentivar os nossos jovens a praticar esporte. E nós, enquanto governo, faremos de Goiás o Estado do esporte.”

Daniel Vilela também lembrou a criação do Colégio do Esporte, inaugurado em fevereiro de 2026, voltado à integração entre formação acadêmica e treinamento esportivo.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, ressaltou a contribuição dos colégios militares para a formação dos estudantes do município.

“Esses jogos mostram todo o potencial, tudo que é feito por esses colégios na educação, no ensino e na disciplina dos nossos adolescentes. Precisamos valorizar o trabalho que é prestado por eles.”

Daniel Vilela destaca importância do esporte na formação dos jovens na abertura de jogos internos de colégios militares - governador Daniel Vilela abraçado com três estudantes
“Aproveitem a oportunidade, porque hoje vocês estudam na melhor rede pública do Brasil”, afirmou o governador (Fotos: Adalberto Ruchelle e Walter Folador)