Estado amplia estrutura do Recicla Goiás com mais 10 caminhões

Estado amplia estrutura do Recicla Goiás com mais 10 caminhões
Goiás fortalece a coleta seletiva em municípios goianos e amplia para 29 o número de caminhões destinados exclusivamente ao transporte de materiais recicláveis (Foto: Rodrigo Cabral)

O Governo de Goiás entregou, nesta sexta-feira (26/6), mais dez caminhões destinados à coleta e ao transporte de materiais recicláveis em municípios do interior do estado. Com a nova entrega, o programa Recicla Goiás passa a contar com 29 caminhões em operação, resultado de investimento de R$ 6,5 milhões do Governo de Goiás.

A iniciativa, executada por meio da Secretaria da Retomada, por meio de cooperação técnica com prefeituras parceiras no Programa Recicla Goiás, fortalece a política estadual de gestão de resíduos sólidos, amplia a coleta seletiva e incentiva a geração de trabalho e renda para cooperativas de reciclagem.

Foram contemplados os seguintes municípios:

  • Abadia de Goiás,
  • Aparecida de Goiânia,
  • Bom Jardim de Goiás,
  • Cocalzinho de Goiás,
  • Formosa,
  • Goianápolis,
  • Panamá,
  • Pontalina,
  • Sanclerlândia e
  • Vianópolis.

O secretário da Retomada, César Moura, destacou que o programa alia preservação ambiental e inclusão social.

“Esse projeto começou com o encerramento dos lixões, a capacitação dos catadores e a criação de cooperativas. Agora avançamos mais uma etapa, disponibilizando caminhões que fortalecem a coleta seletiva e ampliam a capacidade de trabalho dessas cooperativas”, afirmou.

A prefeita de Formosa, Simone Ribeiro, ressaltou os resultados de parceria. “Os cooperados diziam que eram pessoas invisíveis. Com o apoio do governo, promovemos inclusão social e fortalecemos a coleta seletiva. É uma iniciativa que trouxe resultados importantes para o município”, disse.

Recicla Goiás

Com a nova entrega, o programa Recicla Goiás passa a contar com 29 caminhões

Criado em 2023, o Programa Recicla Goiás apoia os municípios na implantação da logística reversa, no encerramento de lixões e na organização da coleta seletiva. Desde sua criação, equipes do Governo de Goiás realizaram visitas técnicas em 114 municípios e promoveram a capacitação de 1.138 catadores para atuação na reciclagem de forma técnica e segura.

Em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás (OCB-GO), o Estado também ofereceu suporte para a estruturação de 40 cooperativas, com acesso ao Crédito Social para aquisição de equipamentos, elaboração de plano de negócios, assessoria contábil e consultoria técnica.

Representando a OCB-GO, o gerente-geral Victor Sanches destacou a importância dos novos veículos para o funcionamento das cooperativas. “Os caminhões facilitam o transporte dos materiais recicláveis até as cooperativas, onde esses resíduos ganham valor e retornam à cadeia produtiva”, afirmou.

Integrante da cooperativa de reciclagem de Pontalina, Evangelista de Souza explicou que o novo veículo facilitará o trabalho das equipes. “Temos um caminhão maior, mas ele não consegue acessar todas as ruas. Esse veículo dará mais agilidade e permitirá ampliar a coleta seletiva no município”, disse.

Além dos dez municípios contemplados nesta etapa, o governo estadual já destinou caminhões do Recicla Goiás para Senador Canedo, Goianira, Morrinhos, Cidade Ocidental, Rubiataba, Pires do Rio, Itapuranga, Guapó, Ipameri, Mossâmedes, Nerópolis, Vicentinópolis, Paraúna, Santo Antônio de Goiás, Nova Veneza, Jesúpolis, Jaraguá, Acreúna e Silvânia.