Projeto SUS em cordéis vai participar de premiação mundial na Coreia do Sul

Projeto SUS em cordéis vai participar de premiação mundial na Coreia do Sul
Trabalho Os Cordéis – O SUS em Prosa e Rima foi selecionado para concorrer a uma premiação em encontro de 20 a 22 de outubro, em Seul (Arte:

Uma iniciativa desenvolvida no Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) ganhou reconhecimento internacional e estará entre os projetos apresentados no Congresso Mundial de Hospitais, considerado o principal evento global da área da saúde.

O trabalho Os Cordéis – O SUS em Prosa e Rima foi selecionado para concorrer a uma premiação durante o encontro, que será realizado de 20 a 22 de outubro, em Seul, na Coreia do Sul.

A seleção coloca o HDS ao lado de instituições de diversos países que desenvolvem experiências voltadas à melhoria da assistência, da gestão e da experiência dos pacientes. Promovido pela Federação Internacional de Hospitais, o congresso reúne anualmente líderes hospitalares, pesquisadores, gestores e especialistas de diferentes partes do mundo para compartilhar soluções e discutir os desafios da saúde contemporânea.

SUS em cordéis

O projeto surgiu a partir de uma proposta inovadora de educação em saúde. Por meio da literatura de cordel, manifestação cultural tradicional brasileira, o HDS encontrou uma forma acessível e próxima da população para explicar o funcionamento do Sistema Único de Saúde.

Em versos simples e linguagem popular, os cordéis apresentam princípios como universalidade, integralidade e equidade, além de orientar os usuários sobre os caminhos de acesso aos serviços de saúde.

A publicação também aborda o papel da Atenção Primária, da regulação e dos serviços especializados, contribuindo para ampliar o conhecimento da população sobre seus direitos e sobre a organização da rede pública de saúde. Entre os conteúdos apresentados está o próprio HDS, referência estadual em cuidados prolongados, tratamento de feridas crônicas, atenção domiciliar e cuidados paliativos.

Experiência do Paciente

Desenvolvida pela equipe de Experiência do Paciente, a iniciativa transformou um tema técnico em uma ferramenta de comunicação capaz de aproximar informação e cidadania. O material passou a ser utilizado como instrumento de acolhimento e orientação, fortalecendo o vínculo entre os usuários e os serviços de saúde.

O reconhecimento internacional evidencia que soluções inovadoras nem sempre dependem de tecnologias complexas. Em muitos casos, elas nascem da capacidade de ouvir as necessidades das pessoas e encontrar formas mais simples e eficientes de se comunicar. Foi justamente essa combinação entre cultura, educação e cuidado que levou o projeto goiano ao cenário mundial.

“A participação no Congresso Mundial de Hospitais representa uma oportunidade de apresentar a experiência do SUS para uma audiência internacional e demonstrar como estratégias desenvolvidas dentro da saúde pública brasileira podem gerar impacto social e contribuir para a qualificação do cuidado”, pontua a supervisora da experiência do paciente, Cledma Ludovico.

Em outubro, representantes de hospitais dos cinco continentes estarão reunidos em Seul para discutir o futuro da saúde. Entre pesquisas, avanços tecnológicos e modelos inovadores de gestão, uma iniciativa criada em Goiás levará ao mundo uma mensagem construída a partir da cultura popular brasileira. Uma prova de que informação, quando compartilhada de forma simples e acessível, também pode transformar vidas.