A Secretaria da Educação de Goiás (Seduc/GO) realizou, nesta quinta-feira (25/06), a cerimônia de abertura da 2ª etapa da fase estadual dos Jogos Estudantis de Goiás 2026. Sediado no Centro de Convenções de Anápolis, o evento marca o início de três dias intensos de competições, que se estendem até domingo (28/06).
As competições reúnem cerca de 1.880 participantes, entre estudantes-atletas e técnicos, integrando representantes da rede pública estadual de ensino e de instituições privadas.
Jogos Estudantis
Esta 2ª etapa complementa as ações iniciadas no começo de junho, quando foi realizada a fase estadual, com foco nas modalidades individuais. O avanço do cronograma consolida o compromisso do Governo de Goiás com o incentivo às práticas esportivas aliadas ao desenvolvimento pedagógico dos alunos da rede pública estadual.
Ao longo deste fim de semana, os complexos esportivos de Anápolis receberão as provas de modalidades coletivas e individuais de artes marciais e natação. O cronograma de competições inclui partidas de Basquetebol, Futsal, Handebol e Voleibol, além de disputas de Karatê, Taekwondo, Wrestling (luta olímpica), Natação e Natação Paralímpica.
Gestão e Nacional
A superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc/GO, Elaine Machado Silveira, ressaltou o sentimento de dever cumprido com a realização do evento e destacou a preparação dos jovens goianos para os desafios futuros fora do Estado.
“Nós estamos iniciando a segunda etapa da fase estadual com quase 2 mil alunos e toda a equipe envolvida. A nossa expectativa é de dever cumprido. Estamos começando com tudo dando certo e com o coração cheio de gratidão, porque chegamos ao final dessa estadual e os nossos atletas já estão preparados para ir para a nacional. Serão três dias de competição, finalizando em setembro com a fase nacional”, pontuou a superintendente.
O coordenador regional de Educação de Anápolis, Luciano Almeida Pereira, destacou a recepção das delegações e reforçou como a estrutura fornecida pelo Estado impacta positivamente a formação cidadã e a disciplina dos alunos, elevando o nível técnico da competição.