Goiás deu mais um passo para consolidar posição entre os principais polos mundiais de minerais estratégicos para a transição energética. Durante agenda internacional em Santiago, no Chile, o Governo de Goiás, representado pelo secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna, firmou um acordo com o Banco Mundial e a Fundación Chile para a realização de uma missão internacional no estado.
A iniciativa prevê a vinda de representantes de fundos de investimento, especialistas em inovação mineral e empresas líderes do setor para aprofundar oportunidades de cooperação com o Governo de Goiás, além de prospectar novos investimentos para a mineração goiana, especialmente no segmento de terras raras.
Segundo o secretário Joel Sant’Anna, as tratativas foram conduzidas durante um dos principais eventos de mineração da América Latina, realizado no Chile, e evidencia o crescente interesse internacional pelas potencialidades minerais de Goiás.
“Nossa participação no Chile, a convite do Banco Mundial, já está gerando resultados concretos. Além de apresentarmos Goiás para investidores e lideranças internacionais, conseguimos avançar na construção de uma missão que trará ao estado investidores, empresários e especialistas do setor mineral. Isso demonstra a relevância que a mineração goiana vem conquistando no cenário global e o potencial que ainda temos para crescer”, afirma.
Missão internacional
O principal objetivo é transformar os recursos minerais em conhecimento, tecnologia, empregos qualificados e desenvolvimento sustentável. Entre os destaques da futura missão está a aproximação com estruturas internacionais de financiamento voltadas à inovação tecnológica, modernização produtiva, digitalização da mineração, sustentabilidade e fortalecimento das cadeias de fornecedores.
“O Banco Mundial possui ampla experiência no apoio a projetos de modernização dos setores mineral e energético em diversas partes do mundo, com programas voltados à inovação, capacitação técnica, governança e sustentabilidade. Essa aproximação é extremamente importante para Goiás”, destaca o secretário.
Outro eixo prioritário da parceria será o desenvolvimento de capital humano. A proposta contempla iniciativas voltadas à formação e qualificação profissional para atender às demandas da mineração do futuro, cada vez mais baseada em automação, inteligência artificial, análise de dados, geotecnologias e soluções ambientais avançadas.
A cooperação também busca ampliar oportunidades para jovens, trabalhadores e comunidades locais, fortalecendo competências capazes de gerar emprego, renda e mobilidade social para além do ciclo de vida dos empreendimentos minerais.
A missão deverá contar ainda com a participação de empresas e instituições chilenas reconhecidas mundialmente por sua expertise em mineração de alta tecnologia, desenvolvimento de fornecedores, inovação aplicada e formação de mão de obra especializada.
A expectativa é que Goiás se consolide como uma plataforma regional para o desenvolvimento de competências, tecnologias e cadeias produtivas ligadas aos minerais críticos, ampliando sua inserção nos mercados globais e fortalecendo seu protagonismo na nova economia mineral.